Codex Lux

O projeto Codex Lux visa pesquisar a coleção de livros raros em bibliotecas, misturando mídias como realidade aumentada e coleção de livros. O leitor usa o código QR contido nesses livros e ativa uma animação de cerca de 1 minuto cada. As imagens serão recombinadas e sobrepostas aos livros, criando uma interatividade que será acessível a partir de qualquer smartphone com um leitor de código QR. Estão previstos 12 livros tenham esses códigos e sejam dedicados a diferentes assuntos, como arqueologia, astronomia antiga, filosofia, história medieval e livros históricos sobre flora e fauna.

A obra funciona como uma expansão do livro físico, mantendo sua natureza material e adicionando uma camada virtual, incorporando o insubstancial e funcionando como uma metáfora para a imaginação e novas percepções de objetos existentes que preservam nossa história. Seu objetivo é conceber novas formas de interação sensíveis e explorar o caráter híbrido da arte contemporânea, descentralizando seu eixo de exibição de museus e galerias e descobrir esse novo meio para propor a criação de territórios digitais dentro dos espaços físicos. O leitor será convidado a encontrar esses livros através de pistas para ativar as animações por meio do código QR e, graças a essa pesquisa e sua jornada pelas bibliotecas, ele também poderá acessar outros livros e navegar em diferentes galerias e prateleiras descobrindo os tesouros escondidos de cada livro.

Direitos reservados © Thiago Antonio