(In)Fluence Bo(a)t

O projeto (In)fluence Bo(a)t é baseado em um fenômeno recente na era da tecnologia da informação: robôs que atuam em redes sociais com a intenção de distribuir conteúdo massivamente para convencer os usuários . Essa prática pode ter objetivos estratégicos, como, por exemplo, convencer um eleitor indeciso ao votar, vender produtos, ditar “tópicos de tendências”, aumentar o número de engajamento em uma página, criando uma falsa impressão de maioria, o que chamamos de efeito de manada.

Esse sistema é cada vez mais sofisticado, essas máquinas se disfarçam como seres humanos, usam estudos comportamentais e análises de perfis de usuário para personalizar mensagens.
Para este trabalho pretendo fazer uma escultura da chamada "Farm bot” em um formato móvel . Eu gostaria de criar uma estrutura autônoma dentro de um pequeno barco, de cerca de 4 metros, onde um microcomputador simulará 50 bots, que serão programados para publicar mensagens por um determinado período. Uma rede social será criada usando software livre e de código aberto e disponível em um site de acesso aberto, hospedado no mesmo dispositivo. Os bots automatizados publicarão massivamente.

Esta escultura pode ser exposta flutuando sobre a água alimentada por painéis solares, com acesso à Internet e servidor próprio ou em um suporte em uma galeria, o que importa é o poder da mobilidade e deslocamentos para outros territórios que o barco simboliza. É importante ressaltar que a obra obedece à legislação e não tem intenção de ir além dos limites das leis que regem o ciberespaço, motivo pelo qual a criação de sua própria rede social, com personagens fictícios.
Em um monitor que será anexado ao lado do trabalho ou entrando em nossa rede social, o visitante poderá ver o feed criado e que será constantemente atualizado por essas mensagens, que também indicarão a hashtag #influenceboat, em um processo de feedback automatizado. , que alimenta a publicidade do trabalho.

Direitos reservados © Thiago Antonio